top of page

Disjuntor

  • Foto do escritor: wleletricasorocaba
    wleletricasorocaba
  • 3 de jul. de 2019
  • 3 min de leitura

ree

O disjuntor é um interruptor automático utilizado para proteger a instalação elétrica de correntes elétricas de sobrecarga e correntes de curto-circuito. Esse dispositivo deve atender a norma NBR NM 60898, que constitui a base para sua fabricação e certificações . Além de interromper a circulação da corrente elétrica automaticamente, o seu seccionamento pode também ser realizado manualmente caso haja necessidade de executar alguma manutenção na instalação.


Tipos de disjuntor


ree

Os disjuntores encontrados no mercado são os monopolares, bipolares e tripolares. Cada disjuntor tem a sua aplicação, o monopolar e bipolar são muito utilizados nas instalações elétricas residenciais,  já o tripolar é mais utilizado nas industrias, comércios e oficinas onde a rede é trifásica (três fases).



ree



O disjuntor possui internamente um disparador térmico e um disparador magnético. O disparador térmico atua em correntes de sobrecarga. Ele é constituído de uma lâmina bimetálica ( dois metais de coeficientes de dilatação diferentes) que se curva pelo calor gerado pela corrente elétrica, ou seja, a lâmina sofre uma deformação temporária e abri o disjuntor.    


O disparador magnético atua em correntes elevadas como curto-circuito. Ele é constituído de uma bobina (eletroimã) que ao ser percorrido por uma corrente de curto-circuito, cria um campo magnético que atrai a armadura, causando o desligamento instantâneo do disjuntor.


Características dos disjuntores


Tensão nominal (Ue) – É a tensão de serviço ou operação do disjuntor


Corrente nominal (In) – É a corrente que o disjuntor pode suportar em regime ininterrupto, a uma temperatura de 30° C. Os valores preferenciais da corrente nominal indicados pela NBR NM 60 898 são: 6, 8, 10, 13, 16, 20, 25, 32, 40, 50, 63, 80, 100 e 125A.


Tensão nominal de isolamento (Ui) – Máxima tensão nominal do disjuntor


Capacidade de interrupção nominal (Icn) – Ou capacidade de interrupção limite, a qual pode causar danos e impedir a continuação da operação.


Capacidade de interrupção de serviço (Ics) – Garante um funcionamento completamente normal mesmo após ter interrompido correntes de curto-circuito.


Curvas de ruptura

O disjuntor possui uma curva de ruptura que é o tempo em que ele suporta uma corrente acima da corrente nominal.


Curva B – A corrente elétrica é de 3 a 5 x In. Esse disjuntor é utilizado para cargas resistivas como chuveiro.


ree


Curva C – A corrente elétrica é de 5 a 10 x In. Esse disjuntor é recomendado para cargas indutivas.


ree


Curva D – A corrente elétrica é de 10 a 20 x In. Esse tipo de disjuntor é utilizado para grandes motores e transformadores


Dimensionamento do disjuntor


O dimensionamento do disjuntor deve levar em consideração a capacidade de condução de corrente do condutor que ele irá proteger, a corrente do circuito e a corrente nominal do disjuntor.


Por exemplo:

Todo condutor elétrico tem uma capacidade de condução de corrente que pode ser alterada devido a temperatura ambiente ou a quantidade de condutores dentro do eletroduto (conduíte). Observe a tabela de capacidade de condução de corrente do condutor com isolação em PVC.

ree

Imagine que você precisa ligar um chuveiro com potência elétrica de 5000W em tensão de 220V. Segundo a lei de Ohm, para saber a corrente elétrica dividimos a potência pela tensão.


I = P/V

I= 5000/220 = 22,7A


A corrente elétrica do chuveiro é de 22,7A


O método de instalação é B1 (Em alvenaria)


O condutor para esse circuito será o de 4mm² que suporta uma corrente de 32A (a temperatura ambiente e o fator de agrupamento não estão sendo levados em consideração nesse exemplo).


Sabendo que a capacidade de condução de corrente que o cabo suporta é de 32A, qual é o disjuntor adequado que devo utilizar para proteger esse circuito?


Para fazer o dimensionamento do disjuntor precisamos saber que:



ree

A corrente de projeto deve ser menor ou igual a corrente nominal do dispositivo de proteção (disjuntor) que por sua vez deve ser menor ou igual a capacidade de condução de corrente do condutor.


Sabemos que a corrente de projeto é de 22,7A e a capacidade de condução de corrente elétrica do cabo de 4mm² é de 32A. O disjuntor deve ser menor ou igual a capacidade de condução de corrente do condutor para protegê-lo. Isso significa que não posso colocar um disjuntor de 40A, mas também não posso utilizar um disjuntor de 20A, se não o disjuntor irá desarmar cada vez que o chuveiro for ligado.






Comments


bottom of page