Disjuntor
- wleletricasorocaba
- 3 de jul. de 2019
- 3 min de leitura

O disjuntor é um interruptor automático utilizado para proteger a instalação elétrica de correntes elétricas de sobrecarga e correntes de curto-circuito. Esse dispositivo deve atender a norma NBR NM 60898, que constitui a base para sua fabricação e certificações . Além de interromper a circulação da corrente elétrica automaticamente, o seu seccionamento pode também ser realizado manualmente caso haja necessidade de executar alguma manutenção na instalação.
Tipos de disjuntor

Os disjuntores encontrados no mercado são os monopolares, bipolares e tripolares. Cada disjuntor tem a sua aplicação, o monopolar e bipolar são muito utilizados nas instalações elétricas residenciais, já o tripolar é mais utilizado nas industrias, comércios e oficinas onde a rede é trifásica (três fases).

O disjuntor possui internamente um disparador térmico e um disparador magnético. O disparador térmico atua em correntes de sobrecarga. Ele é constituído de uma lâmina bimetálica ( dois metais de coeficientes de dilatação diferentes) que se curva pelo calor gerado pela corrente elétrica, ou seja, a lâmina sofre uma deformação temporária e abri o disjuntor.
O disparador magnético atua em correntes elevadas como curto-circuito. Ele é constituído de uma bobina (eletroimã) que ao ser percorrido por uma corrente de curto-circuito, cria um campo magnético que atrai a armadura, causando o desligamento instantâneo do disjuntor.
Características dos disjuntores
Tensão nominal (Ue) – É a tensão de serviço ou operação do disjuntor
Corrente nominal (In) – É a corrente que o disjuntor pode suportar em regime ininterrupto, a uma temperatura de 30° C. Os valores preferenciais da corrente nominal indicados pela NBR NM 60 898 são: 6, 8, 10, 13, 16, 20, 25, 32, 40, 50, 63, 80, 100 e 125A.
Tensão nominal de isolamento (Ui) – Máxima tensão nominal do disjuntor
Capacidade de interrupção nominal (Icn) – Ou capacidade de interrupção limite, a qual pode causar danos e impedir a continuação da operação.
Capacidade de interrupção de serviço (Ics) – Garante um funcionamento completamente normal mesmo após ter interrompido correntes de curto-circuito.
Curvas de ruptura
O disjuntor possui uma curva de ruptura que é o tempo em que ele suporta uma corrente acima da corrente nominal.
Curva B – A corrente elétrica é de 3 a 5 x In. Esse disjuntor é utilizado para cargas resistivas como chuveiro.

Curva C – A corrente elétrica é de 5 a 10 x In. Esse disjuntor é recomendado para cargas indutivas.

Curva D – A corrente elétrica é de 10 a 20 x In. Esse tipo de disjuntor é utilizado para grandes motores e transformadores
Dimensionamento do disjuntor
O dimensionamento do disjuntor deve levar em consideração a capacidade de condução de corrente do condutor que ele irá proteger, a corrente do circuito e a corrente nominal do disjuntor.
Por exemplo:
Todo condutor elétrico tem uma capacidade de condução de corrente que pode ser alterada devido a temperatura ambiente ou a quantidade de condutores dentro do eletroduto (conduíte). Observe a tabela de capacidade de condução de corrente do condutor com isolação em PVC.

Imagine que você precisa ligar um chuveiro com potência elétrica de 5000W em tensão de 220V. Segundo a lei de Ohm, para saber a corrente elétrica dividimos a potência pela tensão.
I = P/V
I= 5000/220 = 22,7A
A corrente elétrica do chuveiro é de 22,7A
O método de instalação é B1 (Em alvenaria)
O condutor para esse circuito será o de 4mm² que suporta uma corrente de 32A (a temperatura ambiente e o fator de agrupamento não estão sendo levados em consideração nesse exemplo).
Sabendo que a capacidade de condução de corrente que o cabo suporta é de 32A, qual é o disjuntor adequado que devo utilizar para proteger esse circuito?
Para fazer o dimensionamento do disjuntor precisamos saber que:

A corrente de projeto deve ser menor ou igual a corrente nominal do dispositivo de proteção (disjuntor) que por sua vez deve ser menor ou igual a capacidade de condução de corrente do condutor.
Sabemos que a corrente de projeto é de 22,7A e a capacidade de condução de corrente elétrica do cabo de 4mm² é de 32A. O disjuntor deve ser menor ou igual a capacidade de condução de corrente do condutor para protegê-lo. Isso significa que não posso colocar um disjuntor de 40A, mas também não posso utilizar um disjuntor de 20A, se não o disjuntor irá desarmar cada vez que o chuveiro for ligado.
Comments