top of page

A importância do DPS e DR

  • Foto do escritor: wleletricasorocaba
    wleletricasorocaba
  • 23 de jun. de 2019
  • 1 min de leitura

O disjuntor é um dispositivo de proteção encontrado nas instalações elétricas residenciais, mas poucos conhecem o DPS e o DR. Esses dispositivos de proteção são tão importantes quanto o disjuntor.

DPS

A sigla DPS significa Dispositivo de Proteção contra Surtos, ele também é conhecido como Supressor de Surto ou Protetor contra Surtos Elétricos.


O DPS protege os teus equipamentos eletroeletrônicos de pico de tensão que são causados por descargas atmosféricas, ou seja, por raios. Esses picos de tensão podem vim da rede elétrica, dos cabos de TV e da linha telefônica.


A descarga atmosférica cria um campo eletromagnético que induz na rede uma sobretensão transitória que pode danificar os teus equipamentos . O DPS protegerá a tua instalação elétrica desse pico de tensão, assim você não corre o risco de ter os teus equipamentos queimados.



DR

A sigla DR significa Dispositivo Diferencial Residual, no mercado também encontramos o Disjuntor Diferencial Residual (DDR) que tem tanto a função de disjuntor e de DR.


O DR é responsável em detectar fuga de corrente que pode causar acidentes com choque elétrico e aumento na tua conta de energia. Se houver uma fuga de corrente, o DR irá desligar o circuito imediatamente. O uso do DR é obrigatório nas instalações elétricas.

O DPS e o DR são dispotivos de proteção que garantem um ambiente mais seguro.


Comments


bottom of page